O desenrolar dos acontecimentos no primeiro volume dão a base para a escrita deste novo volume. O nosso principal personagem Antonio, "O Jesuíta", não será o destaque na trama central, mas será o estopim da discussão central do que propõe o Romance em si: Vidas Passadas e Reencarnações.
O despertar, após o desencarne, na *Zona Umbralina, trará ao nosso personagem "Jesuíta" um papel importante no tocante ao tema Programação Reencarnatória, bem como a possibilidade de dissecar a visão espiritual dos habitantes destes locais através do diálogo de nosso personagem com entidades conhecidas e polêmicas de nossa religiosidade espiritual.
*Zona Umbralina: Hipótese muito conhecida no Espiritismo brasileiro e derivada das obras do médium mineiro Francisco Cândido Xavier. Diz-se que a Zona Umbralina, ou Umbral, é uma zona de consciência extremamente negativa, com variados graus de densidade. Não se trata de uma área geográfica, de algo delimitado espacialmente. Trata-se, antes de tudo, de criações mentais coletivas de grande desarmonia.