Você sempre faz questão de lavar os dentes antes de dormir? Ou você pega o telefone automaticamente no momento em que abre os olhos pela manhã? Você verifica seu e-mail assim que o computador é inicializado ou espera até mais tarde? Se você está concordando com o que estou dizendo, então você está ciente do poder que os hábitos podem ter.
Ações que são executadas quase sem pensamento consciente são conhecidas como hábitos. Você apenas realiza as coisas sem pensar duas vezes ou exercer esforço indevido; não há nenhuma exigência de que você se lembre continuamente de fazê-lo. Por isso, os hábitos podem ser comparados aos poderes. Você é capaz de concluir tarefas sem esgotar suas reservas de energia mental e física no processo.
Você provavelmente já formou alguns hábitos, embora possa não saber disso. O problema, porém, é que nem todas as suas rotinas estão de acordo com o que é do seu interesse. Alguns deles podem até estar te guiando na direção errada, te afastando ainda mais dos seus objetivos. Por isso, formar novas rotinas que sejam benéficas é uma necessidade absoluta se você quiser descobrir seu potencial latente e testemunhar seu próprio desenvolvimento.
Desenvolver bons hábitos é essencial por muitas razões, entre as quais o potencial de desenvolvimento pessoal. Sua capacidade de exercer sua força de vontade, que é o combustível que permite que você realize determinados comportamentos que acredita serem benéficos para você, é restrita. Isso só pode levá-lo até certo ponto e quase nunca será suficiente para ajudá-lo a realizar o que se propôs a fazer.
O fato de que a força de vontade não é necessária para formar hábitos é uma informação bem-vinda. Através da formação de hábitos, comportamentos antes desafiadores acabam se tornando simples, pois são executados automaticamente. Você não precisa mais exercer nenhum esforço mental ou físico para realizar nenhum de seus hábitos. E quanto mais bons hábitos você tiver, maiores serão os avanços que você poderá fazer para alcançar seus objetivos sem queimar sua força de vontade.
Na verdade, o aspecto mais desafiador é selecionar uma rotina nova e benéfica e, em seguida, colocá-la em prática.